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18 de agosto de 2018

Muitos advogados me questionam se uma consultoria trará resultados para os seus escritórios e se possuem recursos financeiros suficientes para tal.

Outros me procuram perguntando: Como fazer a captação de clientes advocacia?

Alguns me perguntam: Como posso me inserir neste novo momento, transformando meu escritório numa advocacia digital?

Antes de trazer respostas, gostaria de falar um pouco sobre o tema que está por trás de todas essas perguntas: a administração de escritório de advocacia.

As dúvidas que pairam sobre os advogados estão sempre relacionadas às melhores práticas de gestão jurídica.

A administração de escritório de advocacia se dá com base em uma série de conhecimentos, tais como a estratégia empresarial, o marketing jurídico, finanças, capital humano, tecnologia da informação e controladoria jurídica, entre outras.

É fato que nenhuma das áreas citadas acima são abordadas nas escolas de Direito brasileiras. Algumas poucas iniciativas, em nível de especialização (Ex.: MBA em Gestão Jurídica), trazem tais conhecimentos, mas ainda assim, há um abismo entre a teoria e a prática.

Justamente para preencher esta lacuna entre a teoria e a prática é que uma consultoria de gestão jurídica faz sentido para um escritório de advocacia.

Uma consultoria especializada pode, em pouco tempo, empoderar os profissionais de um escritório, independente do seu tamanho, para poder fazer a administração de maneira eficaz e profissionalizada de um escritório de advocacia.

A consultoria permite um encurtamento da curva de aprendizado, uma vez que a experiência dos consultores traz a teoria aliada às melhores práticas já vivenciadas e, portanto, melhores resultados.

Obviamente, cada escritório jurídico possui as suas peculiaridades e cabe à consultoria perceber essas sutilezas, desenvolver as ferramentas e procedimentos adequados a cada cliente para que sejam alcançados os melhores resultados.

Quanto custa uma consultoria?

Uma consultoria pode custar tanto quanto uma pós graduação ou até mais, dependendo do escopo, mas traz resultados muito mais acelerados, uma vez que a teoria já é dominada pela equipe de consultores, restando apenas o treinamento dos membros do escritório e a aplicação, na prática, das ferramentas de gestão.

Além disso, com a utilização da tecnologia, reuniões de consultoria não precisam mais ser realizadas presencialmente, o que reduz significativamente os custos com deslocamentos e hospedagens.

Graças à tecnologia escritórios de qualquer porte, área ou instalado em qualquer parte do Brasil podem ter acesso a profissionais com grande conhecimento em administração de escritório de advocacia.

Como fazer a captação de clientes advocacia?

Esta pergunta traz o tema marketing jurídico à discussão. Na grande maioria das vezes advogados acreditam que há uma fórmula mágica que atrairá, sem muito trabalho, novos clientes para a banca.

Gostaria de deixar claro a você, leitor, que marketing jurídico dá muito trabalho e exige algum dinheiro, tempo e consistência.

Vou apresentar baixo uma tabela disponibilizada pelos nossos parceiros da 3Mind, experts na execução de estratégias de marketing digital para advogados, que aponta quanto em recursos (tempo e dinheiro) a execução de um trabalho de marketing jurídico exige.

AÇÃO

TEMPO

VALOR

SEMANALMENSAL
Planejamento mensal

6/8h

Produção de conteúdo para SEO: 1 por semana “nicho”.

3/4h

12/16h

Google Adwords

1h

4h

R$ 250,00

Facebook

2h

8h

R$ 100,00

Linkedin

2h

8h

Instagram

1h

4h

E-mail marketing

1h

4h

R$ 150,00

(ferramenta de envio)
Análise mensal “KPI’s”

4h

Totais

10/11h

50/56h

R$ 500,00

Fonte: 3Mind Consultoria

Note que para executar uma campanha de marketing digital para um escritório jurídico são consumidas, pelo menos, 50 horas mensais e são necessários R$ 500,00 de investimento mínimo.

Não pretendo desestimular ninguém, pelo contrário, minha ideia em apresentar estes números é, apenas, prepará-lo para realizar um trabalho profissional e que lhe traga resultados positivos.

Executando de maneira sistemática ações como estas, seu escritório começará a ter resultados após alguns meses (em torno de 6 meses). Mas lhe garanto, vale a pena.

Pense comigo: se nestes 6 meses o escritório converter 1 único cliente que pague R$ 3.000 de honorários, todo o investimento foi pago. Mas se você for regular e sistemático com tais ações, muito provavelmente, você conseguirá gerar bem mais do que um cliente por semestre.

Como a ideia não é exaurir o tema neste artigo, sugiro que você leia os outros artigos aqui no site e consiga aproveitar mais dos nossos conteúdos que abordam a administração de escritório de advocacia.

A ÉOS Inovação na Advocacia é uma consultoria de gestão para advogados que atua em todo o Brasil, atendendo escritórios de advocacia de todos os portes e áreas de atuação.

Preencha o formulário abaixo e solicite uma conversa com um dos nossos especialistas. Tenho certeza que poderemos ajudar você nesta jornada para o sucesso.

Sobre o autor

Valdemiro é mentor de Marketing na ÉOS. Profissional da área de gestão possui larga experiência em escritórios jurídicos, especialmente voltado ao desenvolvimento de negócios, inovações e empreendedorismo Jurídico.

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