Comercialexecutivo de terno apontando para o linkedin

Já parou para pensar que você advogado (a) pode usar o Linkedin para atrair novos clientes para a sua advocacia?

Quer turbinar seu perfil para gerar novas oportunidades de negócios?

Então continue lendo este artigo e conheça o que o social selling e como este processo pode contribuir para turbinar o seu perfil e alavancar suas oportunidades de prospecção de negócios

 

O que é Social Selling?

 

 Social Selling é uma expressão de língua inglesa para venda socialÉ o processo de desenvolvimento de relacionamentos como parte do processo de vendas. Hoje, isso geralmente acontece nas redes sociais como: Linkedin, Instagram, Facebook, Twitter e outros. Neste exato momento em que você empresário do direito está lendo este artigo, existe um cliente em potencial que precisa do seu serviço.

E, adivinhe qual o canal que lidera o topo do ranking como grande tendência para investimentos? Se você respondeu Linkedin, acertou em cheio!

 

Leia também sobre o Spin Selling! Clique aqui para conhecer essa metodologia que vai te ajudar em seu escritório!

 

Não acredita?

E, se você ainda nutre algumas dúvidas sobre a potência das redes sociais, sobretudo as profissionais, quero lhe apresentar uma pesquisa intitulada Perspectivas para o Mercado Digital 2020, realizada pela MLabs em parceria com a Social Media Week SP, que investigou as tendências e apostas dos profissionais de marketing para 2020.

A pesquisa, realizada entre os dias 24/09 e 19/11 de 2019 com 337 participantes, líderes e tomadores de decisões, investigou percepções sobre canais, metodologias, estratégias e tecnologias a serem utilizadas em 2020.

E como o foco é turbinar o perfil para a prospecção e fechamento de negócios, quero oferecer destaque ao resultado da pesquisa no que refere aos canais, conforme registra a figura a seguir:

 

Fonte: https://www.mlabs.com.br/blog/mercado-digital/

 

De acordo com o gráfico notamos de que as empresas querem investir mais, manter o investimento e começar a utilizar mais o Linkedin como canal de comunicação. Dados fornecidos pela própria rede informa que a plataforma possui mais de 600 milhões de usuários, além disso o público do Linkedin tem 2x mais poder aquisitivo do que a média da internet. Observe que em seguida, Instagram, Youtube, velhas conhecidas, também são consideradas grandes tendências para ligar seu público com a sua marca. Ouso sugerir de que o Podcast pode ser a grata surpresa de 2020.

 

Então, que tal começar a bombar o seu perfil do Linkedin? É simples! O importante é observar os seguintes aspectos: marca profissional (imagem); pessoas certas (público alvo); interação (conteúdo) e relacionamentos (conexões).

Confira a seguir pontos de atenção relevantes para turbinar seu perfil nesta grande rede social.  Entenda quais são as 4 métricas da venda social no Linkedin:

 

1.Estabeleça sua marca profissional

 

Ao preencher seu perfil tenha em mente o cliente ideal para o seu negócio. Escolha uma foto profissional, coloque uma foto ou imagem na contracapa do seu perfil, que comunique algo significativo relacionado a sua atividade e que faça sentido ao seu público alvo.

 

a. Campo “Título”

 

Vamos a uma questão prática. Tomemos por exemplo o campo “título”.  Em muitos perfis no Linkedin de advogados, percebo que no campo “título” é colocado, por exemplo, “Advogado trabalhista no escritório…” ou “ 1º Sócio Advogado tributário…”. Parece bom, mas será que esta comunicação é de fato eficaz? Será que causa o efeito desejado? Arrisco que não. Arrisco que temos mais do mesmo.

É importante que este espaço do título seja devidamente utilizado para criar uma oportunidade de criar uma headline de impacto, como por exemplo: “Ajudo pessoas a obterem ou revisarem benefícios previdenciários”.

Escreva também sobre como você é como pessoa, a exemplo de valores; motivadores; o que te impulsiona; qual o seu propósito. Fazemos negócios com pessoas, e não com títulos. Afinal pessoas ao contratarem um serviço contratam também um relacionamento.

Recomendo que neste campo título não invista a sua energia a desfiar suas qualificações, especializações e outros títulos.

 

b. Campo “Sobre”

 

Este campo é o campo adequado para registrar suas qualificações. Elas são muito importantes, para demostrar toda a solidez de conhecimento, preparo e confiabilidade no seu quilate profissional, que asseguram que o melhor serviço será entregue ao seu cliente.

 

c. Campo “Informações de contato”

 

Lembra- se de que, em algum lugar, certamente existe um potencial cliente a procura do seu serviço? Imagine que você está em um belo barco e que de repente ele começa a afundar, mas para a sua sorte há uma ilha próxima que você consegue chegar nadando.  No calor do momento, você não pensa em pegar o telefone por satélite que estava na cabine do capitão e pula no mar e nada em direção a ilha. Chegando lá se dá conta de que está a salvo, mas em uma ilha deserta… não adianta nada criar um perfil no Linkedin e não preencher as informações de contato com seu e-mail corporativo, telefone, site e outras informações que ajudem o seu potencial cliente a entrar em contato com você.

 

d. Campo “URL”

 

Quando você cria seu perfil no Linkedin automaticamente é criado um link do seu perfil. Esse link funciona como um site. É a sua “casa” na rede. É importante personalizá-la da maneira mais simples e limpa para facilitar que o seu perfil seja encontrado.

 

e. Campo “Recomendações”

 

Considero este campo como a cereja do bolo! Essa seção permite que as pessoas que visualizam seu perfil possam ter acesso o que estão dizendo sobre você. Funciona como uma espécie de indicação. Lembre-se de que vivemos na era do consumidor 3.0 super conectado e isso faz com que ele se empodere e tenha controle das suas relações, principalmente comerciais. Esse cliente não busca qualquer serviço, ele quer ser bem atendido e está disposto, inclusive, a pagar mais por isso.

 

2. Encontre as pessoas certas

 

Convido você advogado (a) a fazer um rápido exercício. Acesse a rede social que mais utiliza no momento e, dê uma boa olhada em suas conexões.  Percebeu que a maioria dos seus contatos podem ser seus colegas de profissão?

Que tal começar a conectar-se com seu público alvo? Realizando mais conexões com potenciais clientes, surgirá mais oportunidades para criar conversas sobre seus serviços que poderá gerar conversas sobre negócios jurídicos.

 

3. Interaja oferendo insights

 

Aproveite para criar conteúdo relevante.  Pense nos problemas que sua audiência gostaria de obter mais informações.  Escreva sobre as dores dos seus próprios clientes.  Demostre toda a sua autoridade conferida por sua competência técnica publicando postagens significativas. Compartilhe conteúdo e atualizações para criar conversas e desenvolver relacionamento.

 

f. Campo “Destaque”

 

O campo “Destaque” do Linkedin é o ambiente ideal para você inserir amostras do seu trabalho para as pessoas que visualizam seu perfil.

É uma ótima maneira de fornecer evidências de suas habilidades e experiências. Insira seu portfólio, link para o blog do escritório, um artigo que escreveu, um vídeo, use sua criatividade!

 

4. Cultive relacionamentos

 

O recurso de notificações do Linkedin traz os aniversariantes do dia, mudanças de cargo e empresas, atualizações de estudo e especializações das pessoas da sua rede. Aproveite para enviar uma mensagem, sabe aquele proverbio português que diz que quem não é visto não é lembrado? Mais do que se fazer presente, interagir com a sua rede de contatos contribuirá para que seus relacionamentos sejam cultivados, ação muito importante para a geração de futuros negócios.

Turbinar seu perfil no Linkedin poderá ajudar a atrair mais clientes para sua advocacia pois facilitará para o seu público compreender melhor quem você é, o que você faz com excelência e como poderá ajudá-lo a defender seus direitos.

 

Quer saber como está a sua Social Selling Index hoje?

 

Clica no link e descubra https://www.linkedin.com/sales/ssi

 

Conte-nos como esta sendo sua experiência nesta grande rede social após realizar esses ajustes.

 

Ficou interessado?

Que tal entrar em contato conosco? Nossa atuação é focada no atendimento exclusivo a escritórios de advocacia de todos os portes e áreas de atuação, provendo inovação para aprimorar a maneira como o mundo jurídico vive e trabalha. Entregamos resultados transformadores para um exigente novo universo jurídico. Nosso experiente time, com vasto currículo, mais de 6 livros de gestão escritos, dezenas de artigos e milhares de alunos disponibiliza ao seu escritório as melhores e mais consagradas ferramentas de gestão jurídica.

 

REFERÊNCIAS

 https://business.linkedin.com/sales-solutions/social-selling/the-social-selling-index-ssi# Acesso em: 05 de mar. 2020.

https://www.mlabs.com.br/blog/mercado-digital/

 

Letícia Gaijutis

Graduanda no curso de Gestão Comercial pela Universidade Positivo, ingressou na área comercial da Éos Inovação na Advocacia, buscando no mercado jurídico potenciais clientes para o desenvolvimento do seu negócio através da profissionalização da gestão. Possuí forte experiência em negociação e prospecção de oportunidades de negócios. Amplo conhecimento nas áreas administrativas como atendimento ao cliente, organização de eventos e divulgação de cursos online, presenciais e palestras.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment