Participar de feiras e eventos, como a Feira de Oportunidades da OAB/PR, é muito mais do que “distribuir” currículos. É uma chance de construir relações profissionais que podem abrir portas no presente e no futuro. No universo jurídico, onde confiança, reputação e indicação têm um peso significativo, o networking se torna uma ferramenta estratégica para jovens advogados e estudantes de Direito.

Por que o networking é importante no Direito?

Não muito diferente de outras áreas, o mercado jurídico é bastante competitivo e movido por relacionamentos. Muitas oportunidades surgem por meio de contatos – seja para uma vaga de estágio, projetos em escritórios ou até futuras parcerias. Construir uma boa rede de relacionamentos ajuda a ser lembrado quando surgir uma oportunidade.

Práticas Recomendadas para se destacar na Feira

Prepare seu pitch pessoal

Tenha claro quem você é, o que busca e o que já conquistou até agora. Em poucas frases, transmita sua identidade profissional. Exemplo: “Sou estudante do 9º período de Direito, com interesse em Direito Empresarial e experiência em estágio no setor de contratos. Estou em busca de oportunidades para desenvolver minha carreira nessa área.”

Currículo atualizado e objetivo

O seu currículo e principalmente seu Linkedin deve ser claro e atualizado, bem estruturado e destacar experiências práticas – estágios, trabalhos acadêmicos, grupos de pesquisa ou extensão. Esteja preparado para compartilhá-lo em formato digital, por meio de QR Code ou LinkedIn.

Saiba fazer perguntas inteligentes

Networking não é apenas falar sobre si. Mostre interesse genuíno pelo outro, perguntando sobre a cultura do escritório, desafios da área de atuação ou trajetória profissional dos advogados presentes.

Use a tecnologia a seu favor

Após o evento, mantenha contato com os profissionais que conheceu. Conecte-se no LinkedIn, envie uma mensagem de agradecimento e acompanhe seus trabalhos. O relacionamento se constrói com continuidade.

Como a EOS RH Pode Ajudar

Muitos candidatos se sentem inseguros ao fazer networking: não sabem como se apresentar, têm dúvidas sobre o currículo ou como abordar profissionais mais experientes. A EOS RH atua justamente nesse ponto, auxiliando estudantes e advogados em início de carreira a transformarem contatos em oportunidades reais. Por meio de treinamentos, mentorias e consultoria de carreira, a EOS RH contribui para o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, além de oferecer segurança para aproveitar ao máximo eventos como a Feira de Oportunidades da OAB/PR.

O networking não é apenas a troca de contatos, mas sim a construção de relacionamentos de valor. Com preparo e autenticidade, é possível dar passos sólidos para uma carreira no Direito. Com o apoio da EOS RH, essa jornada se torna ainda mais assertiva e transformadora.

Sobre o Autor: Fabiano Marchiorato é consultor em gestão e controladoria jurídica, com mais de 20 anos de experiência no mercado. É CEO da ÉOS RH – Capital Humano para o Mercado Jurídico e co-CEO da ÉOS BPO Controladoria Jurídica, além de professor e mentor em programas de formação para profissionais do Direito. Atua no desenvolvimento de soluções estratégicas para advogados, escritórios e departamentos jurídicos, com foco em resultados e na valorização das pessoas.

Se você deseja se preparar melhor para a Feira de Oportunidades da OAB/PR e transformar contatos em oportunidades reais, conte com o apoio da EOS RH.

Nossa equipe está disponível para orientar sobre currículo, linkedIn, entrevistas e networking estratégico.

Fonte: Oportunidade OAB/PR

Para ver a fonte original deste texto acesse aqui

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Outras Postagens

Estamos vivendo um momento único na história da humanidade. Pela primeira vez, enfrentamos a possibilidade real de criar inteligências que nos superam – não apenas em tarefas específicas, mas em todas as dimensões do conhecimento humano.
Você já ouviu falar sobre Advocate Marketing ou Marketing de Defensores? Faz alguma ideia de como aplicá-lo ao seu escritório de advocacia?
Atualmente, com toda a inovação que já está sendo utilizada na advocacia, é importante despertar e ensinar os profissionais que já atuam no direito, ou estão ingressando agora, para esta realidade inovadora, colocando-os sempre no centro das técnicas e soluções de gestão jurídica.
A rotina de muitos advogados se assemelha em um ponto: muitas tarefas para poucas horas do dia. É preciso elaborar peças processuais, defesas, interpor recursos, acompanhar clientes em audiências, com qualidade e dentro do prazo. Por isso não há dúvidas de que é preciso otimizar o tempo do escritório de advocacia. Só há produtividade se houver organização e boa gestão de processos.