Voltar para Soluções

Consultoria em Gestão Jurídica

Um produto premium, voltado às organizações que buscam se profissionalizar através da gestão dos serviços jurídicos.

A consultoria é um produto premium, voltado às organizações jurídicas que buscam profissionalizar seus empreendimentos através da gestão dos serviços jurídicos. Nosso time vai até o seu escritório e, juntos com sua equipe, desenhamos todos os procedimentos dentro dos pilares da Consultoria em Gestão Estratégica.

Os pilares são nas áreas de: Planejamento Estratégico, Planejamento Societário, Gestão da Produção Jurídica e Tecnológica, Capital Humano e Gestão Financeira. Saiba mais sobre cada um desses pilares:

Tem por propósito estimular os sócios a conhecerem a fundo o seu negócio, para definir com clareza onde querem chegar. Muito mais do que estabelecer objetivos e metas, o planejamento estratégico proporciona o autoconhecimento, ferramenta chave para definição da missão, visão e valores, que são as diretrizes estratégicas do empreendimento jurídico. Elas alicerçam todas as estratégias, geram  congruência e impulsionam as ações das pessoas, das áreas e do escritório como um todo.

O planejamento estratégico analisa o posicionamento do negócio no mercado. Olha para dentro do escritório e identifica os pontos fortes e os pontos de melhoria. Mas, olha também para o ambiente externo e identifica com clareza ameaças e oportunidades para o negócio. A partir desta análise, os gestores e o mentor elaboram diversas estratégias, desde as que visam destacar e notabilizar o negócio até as que tem por objetivo minimizar ou reduzir riscos. É também especialmente relevante, pois é a luz do planejamento estratégico que todas as políticas de gestão de pessoas, gestão de imagem, gestão da produção, tecnologia, gestão financeira, entre outros serão desenhados.

Tem por objetivo principal o alinhamento societário. Estabelece a clara definição dos papéis, responsabilidades e atribuições dos sócios. Define critérios e estratégias que visam assegurar a qualidade de relacionamento, a proteção do patrimônio dos sócios, a sustentabilidade e a longevidade do negócio. Regulamenta critérios de entrada para a condição de sócio, assim como os de rompimento da sociedade, de modo a proteger e blindar de possíveis danos advindos do referido rompimento.

O planejamento societário favorece fortemente a profissionalização do escritório, gera estímulo aos talentos que tem por objetivo compor a sociedade no futuro, oferecendo-lhes critérios claros para a ascensão à condição de sócio. O planejamento societário favorece a tomada de decisão ágil, sobretudo em relação às contratações, oferece proteção aos sócios em relação à venda de sua participação societária, sejam quotas ou ações, e estabelecem diretrizes para soluções de divergência.

Tem por objetivo estabelecer um conjunto de políticas de modo a estimular o desenvolvimento das pessoas, elevar a satisfação e o comprometimento com o trabalho, gerar ambiente de trabalho saudável, cultivar a cultura do autoconhecimento, do respeito as diferenças, da aprendizagem e melhoria contínua tendo em vista o desenvolvimento da carreira do profissional e alta performance individual e do grupo. A área de Capital Humano divide-se em duas vertentes, complementares e distintas. A primeira, trata das políticas de gestão de pessoas, a cerca de definição recrutamento, seleção, construção de fichas técnicas de cargos, construção de instrumentos para gestão de desempenho, levantamento de necessidades de treinamento, municia gestores a cerca de como oferecer feedbacks que apoiem o desenvolvimento do time, construção da Trilha de Desenvolvimento Profissional entre outros.

A segunda vertente é voltada ao desenvolvimento do humano. Atua acompanhando gestores no desenvolvimento de competências comportamentais e, em nível de grupo, com meetings que tem por
objetivo identificar as diferenças individuais, fortalecer valores do escritório e desenvolver equipes de alta performance.

Tem por objetivo organizar atividades realizadas pelo departamento jurídico, identificando, criando e estabelecendo sequência eficiente e eficaz das rotinas executadas. A organização, o desenho e treinamento do time a respeito das rotinas de trabalho têm reflexos e impactos significativos, como por exemplo, na otimização do tempo, elevação da produtividade, integração entre as áreas, redução do retrabalho e na facilidade de acompanhamento por parte do gestor que pode facilmente identificar oportunidades de melhorias e atuar como mentor do time.

Produtividade. Por meio da gestão da produção jurídica e tecnologia, o tempo de resposta ganha agilidade e a execução ganha qualidade. A gestão da produção jurídica utiliza técnicas gerenciais e operacionais, automatizadas por ferramentas tecnológicas, que contribui de forma efetiva para a evolução do trabalho aliado as estratégias do escritório.

Tem por objetivo desenvolver as políticas financeiras do empreendimento jurídico e realizar o acompanhamento estratégico dos indicadores financeiros gerados, para a gestão mais eficiente dos recursos da banca. Por meio da gestão financeira eficiente e eficaz o escritório pode minimizar perdas e despesas, reduzir dívidas e realizar todas as análises gerenciais de modo a assegurar a lucratividade, rentabilidade e a sustentabilidade do negócio.

Aguardando texto

Contato

O que podemos fazer pelo seu negócio?

Fale com um consultor
© 2020 ÉOS - Inovação na advocacia.
Designed by Monotípia