Artigosclientes na advocacia

O desafio de todo escritório ao implementar estratégias de marketing jurídico em sua rotina, é posicionar-se com diferenciais competitivos frente à concorrência sem, no entanto, ferir o código de ética da advocacia.

 

A seguir algumas sugestões importantes para fazê-lo presente na mente dos clientes e parceiros de maneira ética e eficaz:

 

Participar de eventos de áreas sem vinculação ao direito

Eventos específicos da comunidade jurídica irão lhe gerar relacionamento com pessoas desta mesma área. Isso é importante, sem dúvida, afinal, podem lhe render algumas indicações a partir de colegas.

 

Entretanto, se o seu objetivo é construir uma rede de contatos para viabilizar negócios de maneira mais efetiva, a melhor estratégia é participar de eventos de áreas relacionadas à atuação do seu público alvo. Busque construir sua rede de relacionamentos com pessoas que trafegam no ambiente em que o seu prospect está. Quem não é visto não é lembrado, portanto, saia do escritório e apresente-se ao mercado.

 

Faça seu escritório ser visto

utilizando as ferramentas digitais que estão ao alcance de qualquer advogado, cadastre o seu escritório no Google Meu Negócio. Desta forma o Google apontará no mapa a presença do seu empreendimento em determinado endereço, o que contribui para a sua localização.

 

Avalie usar o google adwords para destacar o anúncio de seu site no buscador, Trabalhe o SEO (Search Engine Optimization) de seu site, isso para que os algoritimos dos buscadores deem prioridade ao seu site e coloque-o nas primeiras páginas da busca.

 

Distribuir cartões de visita

Uma ação tão simples, mas que pode repercutir de maneira significativa. Um cartão com design elegante, uma bela logomarca, com as informações essenciais para realizar um contato pode fazer toda a diferença. É incrível como advogados não levam a sério a troca de cartões.

 

Atue como correspondente jurídico

Para advogados em início de carreira pode ser uma excelente alternativa para aumentar a experiência, gerar receitas recorrentes e promover contato com escritórios maiores com potencial de gerar negócios em parceria.

 

Escreva sobre os temas jurídicos da sua área

Essa prática contribuirá para gerar autoridade para o seu site perante mecanismos de buscas, além de atrair pessoas interessadas nos assuntos abordados, podendo se tornar futuros clientes.

 

preço ou valor

 

 

Presença digital

O marketing digital tem sido uma alternativa muito eficiente e com custos competitivos, principalmente na advocacia.

 

A produção de conteúdo util é a base para o marketing digital jurídico. O marketing de conteúdo, em linhas gerais, é a estratégia de produzir material com temas relevantes para o seu público-alvo, com o objetivo de atrair a atenção, auxiliar no processo de decisão e atrair novos potenciais clientes para o escritório.

 

Identifique o comportamento do seu público e posicione-se nas redes sociais (LinkedIn, Facebook, Instagram, Google+ etc) consumidas pelo seu cliente em potencial.  Cuidado para não abusar da exposição nas mídias sociais. Faça posts que sejam relevantes e não apenas publicações do tipo “ostentação”.

 

Seguindo essas dicas será possível aumentar o número de interessados em seu escritório. Lembre-se que depois de atrair os clientes à sua banca, é importante mantê-los em sua carteira, prestando-lhes, além de um excelente serviço jurídico, toda a atenção e cuidado na manutenção do relacionamento.

 

Para saber mais sobre este assunto veja o e-book Gestão de clientes na advocacia .

Neste link você também poderá baixar o infográfico deste artigo: Clique aqui

 

Marcel Bozza

Mentor de design da ÉOS Inovação na Advocacia. É graduado em design gráfico pela PUC-PR, técnico em processos gerenciais. Atuante há 10 anos na área jurídica, implantando estratégias de marketing vinculado ao desenvolvimento materiais impressos e digitais, como identidade visual, site, apresentações, estruturação do planejamento estratégico entre outros. Criador do blog: Design na Advocacia

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