07 de maio de 2019

Você já parou para pensar na mensagem que seu escritório de advocacia passa para seus clientes? Você consegue fazer com que a experiência que ele tem ao entrar em seu escritório, ao ser atendido por você ou pela sua equipe, atinja o nível emocional? Como o seu escritório de advocacia pode desenvolver diferenciais no atendimento que farão com que o cliente sinta que é o protagonista? Vamos responder essas 3 perguntas para que possa inovar no atendimento do seu cliente e ter sucesso na advocacia.

Tenha a pessoa certa no ambiente certo

Assim como a nossa imagem comunica muito sobre nós, também a estrutura física do escritório transmite muitas informações. Um ambiente sóbrio e bem decorado pode ser encantador. A título exemplificativo, escritórios empresariais pedem uma decoração mais clássica e moderna, que agradam os grandes empresários. Já os escritórios previdenciaristas precisam ser acolhedores, com decoração mais simples e acessível aos clientes pessoa física. Alguns valores da sociedade são percebidos com os olhos e a estrutura física contribui nesse sentido.

Somado a isso, a “linha de frente” do escritório deve ser reflexo daquilo que pretende transmitir. Já ouviu dizer que a secretária é o cartão de visita da sua advocacia? Pois bem, ela é. Sua secretária é uma peça estratégica no seu negócio, pois é através dela que o cliente tem o primeiro contato. Então você deve treiná-la para que conheça a forma de atuação da banca e possa encantar o cliente.

Realize um atendimento humanizado

Ouça, compreenda, respeite as opiniões, queixas e necessidades dos seus clientes. É, sim, importante todos os certificados que existem na parede do seu escritório, mas o que realmente vai ficar marcado na mente do cliente não é a quantidade de títulos que você possui, mas o atendimento humanizado que irá prestar.

Ele precisa se sentir acolhido e seguro no atendimento recebido. É claro que o atendimento cuidadoso e atento deve ser somado ao conhecimento técnico e o foco na solução do problema, porque a insegurança técnica é facilmente percebida.

Conecte-se com o cliente

O cliente não compra apenas um serviço ou produto, ele compra um relacionamento com você. Faça-se presente durante o atendimento, faça o cliente sentir que é o protagonista e que você está cuidando dos seus interesses como se fosse único. Mostre que se preocupa em como ele se sente.

Quando você cria a cultura do cuidado, você se conecta profundamente e desperta o senso de fidelidade. Assim, sempre que o cliente tiver um problema ele irá pensar em você e indicá-lo para outras pessoas. Isso é fundamental na advocacia!

O mercado jurídico está cada vez mais acirrado, com mais de 1,2 milhão de advogados atuantes e mais de duzentas mil sociedades de advocacia constituídas. Existem profissionais despreparados, mas também existem muito competentes! Ter qualidade técnica é essencial, mas focar num atendimento diferenciado e personalizado se torna imprescindível. Torne o atendimento de excelência um valor a ser seguido por todos da equipe e boa sorte!

Sobre a autora

Letícia é mentora Comercial na Éos. Graduanda de Gestão Comercial, ingressou na área comercial da Éos buscando no mercado jurídico potenciais clientes para o desenvolvimento do seu negócio através da profissionalização da gestão.

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