fbpx
14 de junho de 2022

Talvez você já tenha se deparado com a frase” conhecer para respeitar, respeitar para engajar, engajar para agir”. Acredito que esta frase, traga consigo toda a essência dos ganhos de conhecer o perfil comportamental dos profissionais que atuam para o seu negócio. 

É certo que a alta performance, sobretudo do advogado, está atrelada ao conjunto de conhecimentos que dão o estofo necessário para as competências técnicas, o grau de maturidade e equilíbrio emocional que nutre as competências sócios emocionais e, não podemos deixar de fora desta conversa, a qualidade do ambiente psicossocial. 

Em outras palavras, desempenho é resultado das competências do profissional + cultura e clima organizacional. 

Isto posto, vamos direto ao assunto, que é como uma simples (e poderosa ferramenta) como o mapeamento de perfil comportamental pode contribuir para diversos processos que sustentam a gestão estratégica de pessoas. Me acompanhe na leitura que quero destacar alguns deles. 

Alinhamento e acordo societário 

O mapeamento de perfil é essencial tanto no processo de acordo societário quanto no caso de a sociedade já estar estabelecida. E por quê? Por meio do mapeamento de perfil dos membros da sociedade é possível identificar comportamentos, habilidades, ritmo, necessidades, fatores de afastamento, estilo de comunicação, como lida com resultados, pressão. Assim como as áreas de força e os valores de cada sócio. Quando tais elementos são postos a mesa com transparência e clareza é possível levantar as expectativas e desenhar as atribuições de cada sócio tendo em vista a sua linha de talento. Tal feito favorece a saúde da relação e por consequência a vitalidade, a longevidade e a sustentabilidade do negócio.  

Leia também: O seu escritório faz Gestão Estratégica de Pessoas?

Processo seletivo

O currículo do candidato oferece informações significativas a respeito dos conhecimentos e experiência.  Mas, pouca ou nenhuma informação a respeito da força de liderança e execução; comunicação e influencia; atenção a detalhes ou capacidade de planejamento e organização. Ou ainda, habilidade de trabalhar sob pressão, tolerância a frustrações, iniciativa e “acabativa”, calma, apenas para citar algumas. Informações absolutamente essências para identificar a compatibilidade do candidato aos requisitos do cargo.

O mapeamento de perfil, neste caso DISC permite, conhecer as características dos candidatos e identificar a compatibilidade entre as demandas do cargo e o aporte comportamental do candidato.  

Avaliação de desempenho e acompanhamento de performance 

O mapeamento de perfil, além de oportunizar autoconhecimento permite identificar pontos que de desenvolvimento, não apenas tendo em vista eventuais e possíveis gaps entre o que foi entregue pelo profissional até o momento da avaliação de desempenho. Permite ir além. Identificando recursos e competências podem e devem ser desenvolvidas para que o profissional se fortaleça ao enfrentar os desafios vindouros. 

E quando se tem a clareza dos desafios vindouros, dos pontos de força e das oportunidades de desenvolvimento o profissional tem uma trilha a seguir no sentido tanto do crescimento pessoal quanto na carreira e sem dúvida alguma, pode elevar a sua performance em termos de resultados para a organização. 

Feedbacks e reuniões 

Os fatores predominantes no perfil comportamental impactam diretamente no estilo de comunicação assim como no modo pelo qual deseja ser reconhecido.  Portanto, quando o gestor conduz reuniões e feedbacks conhecendo o perfil comportamental do interlocutor ou da equipe, eleva a eficiência e eficácia do processo, fazendo crescer as chances de entendimento, aprendizados e por consequência de produtividade. 

Treinamento e desenvolvimento

O mapeamento de perfil quando observado a luz das demandas do cargo oferece a clareza necessária para identificar os gaps que existem entre as expectativas das entregas requeridas pelo cargo e as entregas reais. 

O gap está na liderança? O gap está na atenção a detalhes? Somente tendo a clareza do “o que” é possível identificar “o como”, ou seja, quando se sabe o que especificamente se deve desenvolver podemos definir a estratégia de coo desenvolver este profissional, seja por meio de coaching, mentoring, treinamentos técnicos, entre outros.

Gestão e liderança

O mapeamento de perfil permite identifica as características do gestor / líder e as características do grupo.  E com isso, é possível mapear a assertividade do gestor em relação às necessidades do grupo. Um gestor altamente técnico a frente de um grupo de generalistas pode ter uma certa dificuldade de atingir afinar a comunicação e atingir resultados desejados. 

Quando se conhece o perfil do gestor e time é possível adotar estratégias que de fato tenham valência e gere a força impulsionadora para colocar o time em movimento. 

Quando gestor e equipe não tem a clareza do estilo um do outro, existe a tendência de levar situações para o lado pessoal e gerar insatisfação, barreiras emocionais na comunicação e impactar de forma nada positiva na performance e na produtividade.  

Satisfação profissional e retenção de talento

Quando o profissional percebe que seus talentos estão sendo plenamente utilizados no exercício das atividades e que ele está se sentindo bem aproveitado pelo meio, podemos tomar como forte indicativo de satisfação no trabalho. A satisfação do profissional com o trabalho é fator determinante para a permanência no escritório.

Clima organizacional

O mapeamento de perfil contribui com a saúde clima organizacional sob dois aspectos. O primeiro por que permite colocar a pessoa certa no lugar certo e essa é a primeira chave para que o profissional tenha satisfação com o trabalho.

A segunda é que dá a conhecer as características das pessoas, o que impacta diretamente nos conflitos do dia a dia. Pois à medida que conhecemos o outro podemos respeitar. Isso inclui despersonalizar determinados comportamentos. Em outras palavras, sabemos que o outro é assim e que não está agindo de determinada forma só para me afrontar. 

O clima organizacional tem papel chave na qualidade dos relacionamentos interpessoais, no comprometimento, na qualidade e produtividade do pessoal.  O clima, quando adoecido pode adoecer as pessoas e prestar um bom desserviço no sentido de perder bons profissionais.

E aí, está convencido de como uma simples ferramenta pode contribuir de várias formas para o autoconhecimento, construção de equipes de alta performance, desenvolvimento e tomada de decisões estratégicas?

E, se você ficou curioso e até mesmo está se sentindo chamado a aplicar mapeamento de perfil comportamental no seu time, parabenizo pela decisão. E para dar ajudazinha para você, converse conosco, temos uma equipe altamente preparada para aplicar a ferramenta e conduzir o processo!

Sobre a autora

Erika Lotz é mentora de Capital Humano na Éos. Trainer em Psicologia Positiva pela European Positive Psychology Academy. É docente em programas de graduação e MBAs nas áreas de Gestão de Pessoas e Coaching.

Newsletter

Receba uma dose semanal de inspiração e inovação direto na sua caixa de e-mail

© 2020 ÉOS - Gestão na advocacia.
Designed by Monotípia