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06 de junho de 2022 5 minutos de leitura

É um modo sistêmico de gerir pessoas, que alinha objetivos e necessidades e busca caminhos, políticas e práticas para promover ganhos mútuos.  Tem um olho no gato, e outro no peixe. 

A gestão estratégica de pessoas tem objetivo plural para atingir o propósito de assegurar a prosperidade do escritório e a satisfação e comprometimento dos profissionais que nele atuam. 

A Gestão estratégica de Pessoas busca por atender as necessidades da empresa assim como as necessidades dos profissionais que nela atuam, como apresenta a figura a seguir.  

Figura 1. Gestão estratégica de pessoas 

Fonte: Elaborado pela autora com base em Chiavenato (2014). 

A gestão estratégica de pessoas rompe com a crença de que o relacionamento entre o profissional e  o escritório seja considerada antagônica e até mesmo conflitiva. 

Leia também: O que posso fazer para motivar o time do escritório?

A gestão estratégica de pessoas entende que, resultados em que uma parte ganha tudo e a outra perde tudo, não promovem a sustentabilidade que a escritório necessita. Por este motivo, a gestão estratégica visa promover na medida do possível o resultado ganha x ganha, o que significa que as pessoas também atinjam seus resultados individuais. 

E para chegar a tal resultado é essencial que exista a sinergia de esforços, entre equipe administrativa, equipe jurídica, coordenadores de áreas entre outros atores. 

Portanto, a gestão estratégica de pessoas é sobretudo a um convite para mudança de mentalidade e a adoção das seguintes premissas: 

  • Todo profissional que tem outro subordinado a ele é gestor de pessoas 
  • Pessoas não são recursos, são parceiros internos de negócios 

Em síntese, a gestão estratégica de pessoas transcende os aspectos burocráticos do escritório.  É orientada para agregar valor, aos parceiros internos, ao escritório e aos clientes de forma sinérgica e com ganhos para os atores envolvidos no processo.

Ao cuidar do capital humano, o seu escritório assegura que os objetivos estratégicos sejam alcançados, promove a inovação, fortalece a imagem da marca e a competividade.

Nos confiamos na sua competência! Mas se caso precisar de uma ajudazinha, estamos aqui! 

Sobre a autora

Erika Lotz é mentora de Capital Humano na Éos. Trainer em Psicologia Positiva pela European Positive Psychology Academy. É docente em programas de graduação e MBAs nas áreas de Gestão de Pessoas e Coaching.

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