Artigos

Olá! Sou Erika Lotz, mentora de Capital Humano da EOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA. Nos últimos artigos tenho tratado de produtividade. A relevância da clareza, da comunicação, do comprometimento, da concentração e da cultura de aprendizagem para a obtenção e solidificação dos resultados positivos do seu escritório.  ( Artigo: Os 5 cs da produtividade).

Sabemos que a produtividade é “ efeito” e com bastante tranquilidade posso afirmar que colocar a pessoa certa, com o talento certo, no cargo e com o plano de desenvolvimento certo é a “causa”!

Você para pensar o quanto conhecer perfil comportamental do seu time pode impactar diretamente nos resultados do seu escritório?

Colocar a pessoa no lugar certo é a essência da gestão de pessoas. Identificar as áreas de talentos do profissional e a chave para o desenvolvimento e a alta performance. Exatamente o que pode vir a diferenciar o seu escritório no mercado.

Que tal conhecer o que é mapeamento de perfil comportamental e o que ele pode fazer em prol do desenvolvimento das pessoas e da produtividade do seu escritório.

O que é mapeamento de perfil?

Mapeamento de perfil é um processo que consiste na identificação de competências das pessoas por meio de ferramenta de validada estatisticamente.  As empresas o utilizam para identificar as características, habilidades, competências e potenciais do profissional.

Embora seja muito importante enfatizar que cada pessoa é única e possui suas próprias características e formas de agir em determinada situação, o mapeamento de perfil comportamental é um instrumento que permite identificar a compatibilidade entre as características do profissional e as demandas do cargo, traçar o plano de desenvolvimento mais eficiente e eficaz para cada caso, permite criar planos para  fortalecer competências para sucessão, promoção, entre outros.

 

Onde pode ser utilizado?

  • Alinhamento societário
  • Processo seletivo
  • Avaliação de desempenho
  • Treinamento e desenvolvimento
  • Gestão e liderança
  • Clima organizacional

Societário

O mapeamento de perfil é fundamental tanto no processo de acordo societário quanto no caso de a sociedade já estar estabelecida. E por que? Por meio do mapeamento de perfil e de uma conversa franca, afinada e transparente clarificamos as áreas de força e os valores de cada sócio. O reconhecimento dos valores permite entrar em área de acordo mútuo, pois o respeito aos valores de cada um   promove a saúde e, portanto, a longevidade da sociedade.

 

Processo seletivo

O currículo do candidato oferece informações significativas a respeito dos conhecimentos e experiência do candidato, mas pouca ou nenhuma informação nos oferece a respeito da força de liderança e execução, de comunicação e influencia, de atenção a detalhes e capacidade de planejamento e organização. Informações absolutamente essências para identificar a compatibilidade do candidato aos requisitos do cargo.

O mapeamento de perfil permite, portanto, conhecer as características dos candidatos e ter visão clara a respeito da compatibilidade entre as demandas do cargo e o aporte comportamental do candidato em termos de habilidades comportamentais tais como habilidade de trabalhar sob pressão, tolerância a frustrações, iniciativa e “acabativa”, equilíbrio emocional entre outros.

Avaliação de desempenho

O mapeamento de perfil permite conhecer as características comportamentais do candidato e como ele percebe as exigências do meio, que podem indicar se ele se percebe no lugar certo, aproveitado em suas capacidades e áreas de talentos ou se percebe a exigência do meio de forma que tal que pode ser causadora de estresse. Com isso é possível identificar quais recursos e competências podem e devem ser desenvolvidas para que o candidato se fortaleça ao enfrentar os desafios vindouros. E quando se tem a clareza dos desafios vindouros, dos pontos de força e das oportunidades de desenvolvimento o profissional tem uma trilha a seguir no sentido tanto do crescimento pessoal quanto na carreira e sem dúvida alguma, pode elevar a sua performance em termos de resultados para o escritório.

Treinamento e desenvolvimento

O mapeamento de perfil quando observado a luz das demandas do cargo oferece a clareza necessária para identificar os gaps que existem entre as expectativas das entregas requeridas pelo cargo e as entregas reais. O gap está na liderança? O gap está na atenção a detalhes? Somente tendo a clareza do “o que” é possível identificar “o como”, ou seja, quando se sabe o que especificamente se deve desenvolver podemos definir a estratégia de coo desenvolver este profissional, seja por meio de coaching, mentoring, treinamentos técnicos, entre outros.

Gestão e liderança

O mapeamento de perfil permite identifica as características do gestor / líder e as características do grupo e com isso é possível mapear se o gestor está sendo assertivo ao liderar aquele time. Um gestor altamente técnico a frente de um grupo de generalistas pode ter uma certa dificuldade de atingir afinar a comunicação e atingir objetivos.

O contrário também é verdadeiro. Ao ter a clareza do perfil do gestor e do time é possível adotar estratégias que de fato tenham valência para colocar o time em movimento. O contrário pode gerar insatisfação, dificuldade de comunicação e impactar de forma nada positiva na performance e na produtividade.

Satisfação profissional e retenção de talento

Quando o profissional percebe que seus talentos estão sendo plenamente utilizados no exercício das atividades e que ele está se sentindo bem aproveitado pelo meio, podemos tomar como forte indicativo de satisfação no trabalho. A satisfação do profissional com o  trabalho é fator determinante para a permanência no escritório.

Clima organizacional

O clima organizacional nada mais é do que a percepção (e, portanto, subjetiva) que o profissional tem a respeito do ambiente de trabalho. Uma pesquisa de clima revela o nível de satisfação – ou da falta dela – que o pessoal do escritório tem em relação a variáveis tais como estilo de gestão, comunicação e feedback, reconhecimento, oportunidade de desenvolvimento e carreira, carga de trabalho, remuneração entre outros.  O clima organizacional tem papel chave na qualidade dos relacionamentos interpessoais, no comprometimento, na qualidade e produtividade do pessoal.  O clima, quando adoecido pode adoecer as pessoas e prestar um bom desserviço no sentido de perder bons profissionais.

O mapeamento de perfil contribui com a saúde clima organizacional sob dois aspectos. O primeiro por que permite colocar a pessoa certa no lugar certo e essa é a primeira chave para que o profissional tenha satisfação com o trabalho.

A segunda é que dá a conhecer as características das pessoas, o que impacta diretamente nos conflitos do dia a dia. Pois a medida que conhecemos o outro podemos respeitar. Isso inclui despersonalizar determinados comportamentos. Em outras palavras, sabemos que o outro é assim e que não está agindo de determinada forma só para me afrontar. Acredite, é libertador e altamente impactante na saúde das relações!

Como é realizado o mapeamento de perfil?

O mapeamento de perfil é realizado de maneira muito simples. O profissional recebe um link com a chave de acesso e responde a pesquisa. O software faz toda a mágica e devolve o mapeamento do perfil. Que nos permite identificar as linhas de talento e a relação do profissional com o meio. As informações indicam como a pessoa lida com riscos, detalhes, desafios, relacionamentos, o perfil de liderança entre inúmeros outros.

Vale enfatizar que cada pessoa é uma combinação específica e única.  E portanto o mapeamento de perfil  não pode ser utilizado em absoluto para enquadrar pessoas e trata-las de forma estanque. Pessoas aprendem e se desenvolvem e por este motivo há que olha-las com carinho,  respeito e sobretudo generosidade, incentivo e apoio.

 

Ficou interessado?

Que tal entrar em contato conosco? Nós da EOS temos as ferramentas e a expertise para realizar o mapeamento de perfil do seu escritório e realizar uma devolutiva enriquecedora.  Podemos promover significativos insights que contribuirão para a identificação e adoção de estratégias que impactarão forte e positivamente nas diretrizes de gestão de capital humano, nos relacionamentos, na qualidade do ambiente relacional e na produtividade do seu escritório.

 

Autora

Erika Gisele Lotz é mentora de capital humano da Éos Inovação na Advocacia, trainer em Psicologia Positiva pela European Positive Psychology Academy, professora de cursos de graduação e pós-graduação e autora de diversas obras na área de desenvolvimento de pessoas nas organizações. Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (1994), especialista em Fundamentos Estéticos para Arte-Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1998) e mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2002) e pós-graduanda em Análise Neuroescritual pela Universidade do Atlântico ( 2017) , Espanha. Possui formação em Coaching pela Coaching Foundation Skills in Coaching (2009) e Sociedade Brasileira de Coaching (2013); e Master Practitioner em Programação Neurolinguistica (2009). Trainer em Psicologia Positiva pela European Positive Psychology Academy (2018). É docente em programas de graduação e MBAs nas áreas de Gestão de Pessoas e Coaching. Autora das seguintes obras: Gestão da qualidade de vida no trabalho (2017); Recrutamento e seleção de talentos (2015); Coaching e mentoring (2014); Aprendizagem organizacional (2013); Gestão de talentos (2012) e Administração Estratégica e Planejamento (2004).

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment