fbpx
30 de abril de 2019

Como o advogado é geralmente “a cara do negócio”, as rotinas administrativas acabam ficando delegadas a seus colaboradores. Esses podem ser muito bons e qualificados para desenvolver o trabalho, o que é ótimo, ou não!

Infelizmente, muitos escritórios não tem um processo seletivo adequado e acabam contratando pessoas por indicação ou confiança. Essas pessoas podem não ter as habilidades técnicas necessárias para desenvolver a função para a qual foi contratada. E adivinhem só, isso acontece muito no departamento financeiro!!! Parece um alívio você ter uma pessoa que toque o financeiro do seu escritório, não é?

Já pensou ter um departamento financeiro que controle as contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa e etc? E o melhor, sem ir ao mercado contratar um funcionário para isso?

Sim, é possível através da terceirização do departamento financeiro. Assim como a contabilidade já é desenvolvida de forma terceirizada na grande maioria das vezes, talvez para o seu negócio, seja adequado terceirizar também o controle financeiro.

A terceirização do setor financeiro pode ajudar

Nas pequenas empresas brasileiras é muito comum que os donos estejam intimamente ligados com a rotina diária do financeiro. Alocando a energia nisso, esses empreendedores muitas vezes não conseguem desenvolver estudos e análises corretas, muito menos focar na atividade fim do seu negócio.

Além disso, o fato de terceirizar um serviço significa que você não precisará se preocupar com contratar, treinar e até mesmo substituir determinado profissional. Além é claro, de não se preocupar com encargos ou demandas trabalhistas.

Portanto, o que se observa com a terceirização do departamento financeiro de um escritório é um grande aumento da produtividade das equipes estratégicas. Estas que antes empenhavam parte de seu tempo no controle financeiro e agora podem se dedicar de inteiramente as atividades do negócio.

Escritórios que terceirizam o financeiro se tornam mais organizados

No caso dos clientes da Éos, empresa que terceiriza o financeiro de escritórios de advocacia, os feedbacks são os mais positivos. “Nunca tive o financeiro tão organizado”; “Já passaram tantas pessoas por aqui e nunca tinha conseguido organizar o financeiro”; “Agora posso focar em controlar meu escritório” são alguns exemplos de comentários.

É certo que haverá ganho na qualidade do controle financeiro, pois você contará com um time de especialistas no assunto. Outra vantagem extremamente importante é o fato de poder ter rapidamente em mãos, relatórios gerenciais e estratégicos corretos e funcionais, que permitirão uma tomada de decisão mais rápida e assertiva para os diretores do escritório.

Por fim, como seu financeiro estará na mão de especialistas é muito provável que haja uma redução de custos. A otimização do fluxo de caixa ou a antecipação de problemas futuros que podem ser planejados adequadamente, são exemplos disso.

Citamos aqui alguns ganhos que você terá terceirizando seu departamento financeiro. Essa já é uma tendência mundial e vem ganhando força em território brasileiro. E aí, já pensou em terceirizar seu financeiro!?

Jorge Majeski
Sobre o autor

Jorge é mentor de Finanças na Éos. Administrador, especialista em finanças de escritórios de advocacia. Empreendedor, sócio fundador da ÉOS Inovação na Advocacia. Atua como planejador financeiro pessoal e coach financeiro.

Newsletter

Receba uma dose semanal de inspiração e inovação direto na sua caixa de e-mail

© 2020 ÉOS - Inovação na advocacia.
Designed by Monotípia