24 de agosto de 2020

Se pararmos para pensar, nunca chegamos a sequer imaginar que os hábitos de uma pessoa poderiam mudar drasticamente ou tão rapidamente, certo?

Um dia, coisas como a internet ou o metaverso já foram consideradas impossíveis, mas, conforme podemos observar, com o passar do tempo a tecnologia está se aprimorando e ajudando a humanidade em seu desenvolvimento, o que nos leva a considerar as lojas virtuais e até mesmo os trabalhos virtuais, que, como os exemplos citados anteriormente, são coisas que nunca imaginaríamos que dariam realmente certo.

Os hábitos sociais das pessoas estão também em desenvolvimento, onde, em um momento a indústria e o mercado citavam os gostos dos consumidores, hoje são eles quem se tornam cada vez mais exigentes e difíceis de serem agradados.

E isso equivale também para a advocacia, onde, ao oferecer o seu serviço e lidar com o cliente da forma mais tradicional possível, pode ser que você não consiga de fato conquistar e até mesmo fidelizar esse cliente.

E é aí que se encaixa o nosso tema de hoje. Já conhece ou ouviu falar sobre o Legal Design? A estratégia inovadora que deixa o direito um pouco mais fácil, não somente para o seu cliente, como também para você. Que tal pegar o seu bloquinho e se preparar para mudar sua advocacia da melhor forma possível?

Vem com a gente!

  1. Legal design, o que é?
  2. Por que é importante utilizar o Legal Design?
  3. Quais as etapas do Legal Design?
  4. Vantagens do legal Design para sua advocacia
  5. Conclusão

Legal design, o que é?

Sei que ao ler esse nome você deve ter pensando em mil e uma estratégias de marketing que fogem completamente da realidade, ou pelo menos deve ter passado pela sua cabeça sobre um possível investimento financeiro exorbitante, certo?

Pois bem, para você que ainda não sabe o que é o Legal Design, ele é uma estratégia inovadora que nos ajuda a explicar o direito de uma forma mais simples, interessante e acessível.

Afinal, nem todo mundo é formado em direito para entender os jargões da área, por isso, investir em uma estratégia tão inovadora pode ser um grande passo para diferenciar o seu escritório dos demais espalhados pelo mercado jurídico.

Todo mundo sabe que o mercado está diferente, e fazer mais do mesmo pode não trazer os resultados que você espera. Então não adianta passar horas e horas em reuniões cansativas sem realmente dar um passo definitivo rumo a mudança.

E, já que estamos entrando no Legal Design, vale a pena te explicar um pouco sobre o Visual Law, a estratégia que faz parte e anda lado a lado com o Legal Design. Essa estratégia se trata da parte responsável por técnicas visuais e de linguagens, que auxiliam na melhora da comunicação em documentos jurídicos. Legal, não é mesmo?

Por que é importante utilizar o Legal Design?

Digamos que, todas as pessoas que se envolvam com o meio jurídico, sendo elas clientes, advogados, leigos, estudantes ou até mesmo a sociedade na totalidade, vez ou outra vai precisar se atualizar sobre o meio jurídico, por isso essa estratégia é tão inovadora e acessível.

Essa estratégia é tida como uma cultura experimental, onde, utilizá-la nos ajuda a visualizar melhor o futuro, ou seja, como os profissionais do direito contribuem para gerar soluções para as pessoas.

Pensar no seu cliente é essencial para o desenvolvimento do seu escritório, a forma como você lida com esse cliente e suas questões, por isso, buscar inovações que sejam centradas em seu cliente é uma ótima estratégia, que tanto facilita o seu trabalho, como também facilita no desenvolvimento do seu relacionamento com esse cliente.

Além do benefício próprio para o seu escritório, essa estratégia é tida como uma facilitadora aos novos acessos para o mundo jurídico, construindo novos caminhos e oportunidades para quem está ingressando na carreira, especialmente aqueles que não se identificam tanto com os métodos tradicionais.

E claro, um dos motivos mais importantes sobre o aderir ao Legal Design: a comunicação. Para tudo o que você vai fazer no seu dia a dia, se comunicar bem e saber desenvolver um bom diálogo com seu cliente é essencial, por isso, sua forma de abordar esse cliente e desenvolver sua relação com o mesmo é essencial para o sucesso da sua advocacia.

Quais as etapas do Legal Design?

Ainda que existam muitas formas de se abordar essa estratégia no seu dia a dia e na rotina do escritório, precisamos te apresentar as etapas desse método. Por isso, conheça a gora os passos gerais apresentados por Larissa Wermann e o que os torna essenciais para colocar essa abordagem em prática.

Descoberta

Essa é a parte em que você e dua equipe iniciarão o processo de inovação em seu escritório, e claro, todo começo pode ser difícil ou parecer desafiador demais, porém, é um passo que precisa ser dado caso você queira realmente buscar por mudanças que aprimorem a sua advocacia.

Agora, como primeiro passo, você e sua equipe devem trabalhar em busca da resposta para a pergunta “Qual o problema que queremos resolver?”, assim, para chegar a um resultado que seja satisfatório, todos devem pensar de forma mais ampla e criar hipóteses a serem consideradas.

Interpretação

Essa etapa funciona como uma síntese referente a primeira fase do processo, e, é a partir dela que o problema deverá ser resumido em uma única frase. Para isso vocês precisam analisar os dados levantados na etapa de descoberta.

Assim, quando conseguirem resumir os problemas em uma única frase, seu foco e o foco da sua equipe será maior, tornando a resolução do problema mais prática e eficaz.

Ideação

Assim como toda estratégia de marketing eficaz, em algum momento no processo de desenvolvimento e implementação de uma nova ideia, você precisa trabalhar com a criatividade. E é na etapa de Ideação que você irá usar e abusar da sua criatividade.

Como você já pensou em todos os problemas que quer resolver, e os uniu em uma única questão a ser tratada, chegou a hora de pensar em como o seu problema poderá ser resolvido. Nessa etapa, Larissa Wermann nos lembra de que é preciso estar aberto a novas ideias, não podendo se prender a velhos hábitos e padrões que não tem eficácia.

Experimentação

Chegou a hora de botar suas ideias em prática, realmente sair do papel e começar a construir o seu protótipo, entendeu? A partir desse ponto você colocará seus planos em prática, mas, vale salientar que é necessário estar atento e se preocupar com o produto final.

Afinal, essa é a fase em que você coloca em prática, ajusta, toma nota sobre erros e falhas, e modifica sua estratégia até que a mesma esteja de fato bem e funcional.

Evolução

A evolução é contínua. Assim como uma tecnologia recém lançada no mercado, que precisa estar em constante movimento e evolução para alcançar níveis cada vez maiores de satisfação para com seus clientes.

Nesta fase, a partir da prática diária e da obtenção de feedbacks, sua equipe irá perceber o que de fato funciona ou não funciona na estratégia elaborada, evoluindo seu produto/serviço cada vez mais.

Vantagens do legal Design para sua advocacia

Saber o que é a estratégia e quais os passos para desenvolvê-la com eficácia podem não ser o suficiente para te convencer a realmente investir no Legal Design. E foi pensando nisso que separamos algumas vantagens de investir nesse processo. Aproveite!

Documentos jurídicos mais simples

Assim como já mencionamos, o Legal Design é uma estratégia que torna o direito mais simples e fluído para todos os que não são do meio, ou para aqueles que tem interesse na área. 

E, contando com o Visual Law na advocacia, você consegue tornar a forma com que o seu escritório atua no meio jurídico mais diversa e acessível a todos os públicos. Imagine não precisar explicar ao seu cliente a mesma coisa mil vezes até ele entender o que você quis dizer, parece um sonho, não é mesmo?

O Legal Design é uma das formas de tornar a sua advocacia mais simples, e, quando você se torna mais inclusivo a públicos mais leigos sobre o meio jurídico, suas chances de ser melhor visto e captar mais clientes aumenta, afinal, você se difere com facilidade dos demais profissionais da área.

Usuários mais exigentes

Desse fato você já deve estar ciente, não é mesmo? Afinal, a cada dia que se passa o público se torna mais exigente, expondo cada vez mais suas opiniões e buscando cada vez mais por serviços e profissionais que se encaixem em sua visão.

E é esse um dos benefícios do Legal Design. Ao atuar no direito você precisa ter um certo jogo de cintura para se adaptar as situações e aos mais diversos tipos de público, e, buscando uma forma de se enquadrar em todos os perfis, você pode ter menos trabalho em alcançar o sucesso.

Sem considerar o fato de que os clientes hoje em dia exigem mais de qualquer profissional, ainda mais do direito, e agora que conhecem uma forma melhor de compreender o direito e seus jargões, a exigência de ter uma forma de comunicação mais acessível é pautável. 

Incentivo da legislação

Podemos observar que um dos fundamentos da Lei LGPD é a transparência. Portanto, observando o artigo 6º, inciso VI da Lei n° 13.709/18, é previsto na mesma a garantia da transparência, aos titulares, de informações mais claras, precisas e que sejam facilmente acessíveis sobre a realização do tratamento e sobre os agentes de tratamento, observados os segredos comerciais e industriais.

De certo ponto de vista, este é um incentivo para a plicação de novas estratégias de comunicação, não é mesmo?

Conclusão

O Legal Design é, como você já deve ter entendido, uma das mais acessíveis estratégias de comunicação atualmente aplicável no mercado jurídico, e claro, não podemos deixar de considerar a praticidade com que podemos aprender e aplicar essa estratégia no meio jurídico.

O Marketing é uma estratégia em constante movimento e inovação na advocacia, por isso, estar atento em estratégias que irão te beneficiar é importante. E claro, caso não consiga acompanhar as tendências, pode sempre voltar por aqui e apreciar o que oferecemos de mais novo em informação e aprendizado!

Espero que tenha gostado, até logo!

Sobre a autora

Tatiana é mentora de de Gestão da Produção na Éos. É advogada, e consultora em gestão da produção jurídica. Pós-graduada em Direito Administrativo pelo Instituto Romeo Felipe Bacellar.

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