16 de março de 2020

Não é de hoje que as redes sociais são consideradas como valiosas estratégias de marketing e vendas no meio jurídico, afinal, independente do seu nicho de atuação no mercado, fazer marketing e venda pelas redes sociais é um benefício.

O que um dia já foi apenas uma plataforma para se divertir ou compartilhar momentos em família e amigos, hoje se tornou um meio de comunicação muito mais estratégico e influente do mundo. Onde, por trás de cada story ou reels, existe uma estratégia de marketing em busca de engajamento e reconhecimento digital.

As redes sociais funcionam como uma fonte de voz para as pessoas, um meio de propagar notícias e informações de forma rápida. É hoje um dos meios mais procurados para inovar no branding (que se refere a ações sobre posicionamento, propósito e valores de uma marca), tornar uma empresa, ou escritório de advocacia, cada vez mais humanizado e alcançável para todos os públicos.

E então temos o LinkedIn, que há pouco tempo era considerado apenas como uma plataforma para a busca e divulgação de vagas de trabalho, uma ferramenta mais formal e tradicional para perfis profissionais, que hoje tem um grande potencial de crescimento e prospecção para quem realmente quer e sabe investir na plataforma.

Isso nos leva ao tema de hoje, LinkedIn para advogados. Afinal, você já sabe como utilizar essa ferramenta de forma estratégica para prospectar clientes? Então vem com a gente e descubra como aprimorar a sua forma de prospectar clientes com social selling.

  1. LinkedIn, o que é?
  2. Por que considerar o LinkedIn como ferramenta de prospecção?
  3. Dicas para LinkedIn na advocacia
  4. Conclusão

LinkedIn, o que é?

Com mais de 300 milhões de membros, o LinkedIn é a maior rede social para profissionais que existe, sendo, assim como o Facebook ou o Instagram, uma rede que permite as interações entre seus usuários.

Essa plataforma é focada em negócios, como já citado anteriormente, e pode ser utilizada tanto por meio de sites como de aplicativos móveis. Foi fundada em 2002 por Reid Hoffman, Jean-Luc Vaillant, Konstantin Guericke, Eric Ly e Allen Blue, e lançada em 2003 por propriedade da Microsoft. 

Atualmente, assim como as outras plataformas pertencentes a Zuckerberg (Co-fundador da Meta Platforms), o LinkedIn está entre um dos melhores na disputa das plataformas mais indicadas e essenciais para se trabalhar o social selling.

Mas afinal, o que o LinkedIn tem a ver com os advogados?

Um perfil profissional no LinkedIn precisa de atenção e dedicação, assim como qualquer perfil de rede social, como no Instagram e Facebook, e tem tanto potencial de crescimento quanto ambos. Crescer no LinkedIn pode te auxiliar a encontrar profissionais capacitados para trabalhar ao seu lado, assim como a captar clientes mais qualificados, dependendo do seu nicho de atuação.

Por que considerar o LinkedIn como ferramenta de prospecção?

Independente do ramo do direito em que você esteja atuando, podemos afirmar que seus clientes estão tanto no LinkedIn, como em qualquer outra plataforma das redes sociais, mas, há uma diferença entre os públicos de cada plataforma.

Onde, nos meios sociais mais comuns como Instagram e Facebook, os usuários normalmente se encontram em um momento de relaxamento, e mais fechados a abordagens. Já no LinkedIn, os usuários estão abertos a uma abordagem de negócios, como também em determinados momentos, pesquisam pelas mesmas na plataforma.

Agora, já chegou a pensar sobre a empresa que você está prospectando, ou ao menos tentando fazê-lo? Pois bem, os funcionários dela também estão no LinkedIn, e, utilizando a estratégia correta, você também poderá alcançá-los.

Outro bom exemplo são aquelas pessoas que você fica meses tentando alcançar por outras redes sociais, bem, acredite quando digo que elas também estão no LinkedIn, e são provavelmente muito mais fáceis de serem alcançadas por meio dessa plataforma.

Então, porque não considerar o LinkedIn em suas estratégias de marketing, quando a plataforma tem tanto potencial de engajamento e prospecção quanto as outras?

Dicas para LinkedIn na advocacia

Ainda que atuar no LinkedIn pareça mais prático para determinados perfis e públicos-alvo, ainda é necessário ter um certo jogo de cintura e conhecimento para se destacar nessa plataforma, afinal, o público é muito mais centrado e profissional do que nas demais redes sociais.

Por isso, que tal começar com o pé direito e receber algumas dicas que podem ser primordiais para o seu sucesso em sua jornada no LinkedIn para advogados?

1. Foto de perfil

Por ser uma rede social profissional, o LinkedIn não serve para colocar fotos como nas demais redes sociais. É necessária uma atenção melhor e mais dedicação na hora de escolher sua foto profissional na plataforma.

Então vamos lá, se você é aquele advogado fã de selfies, já adianto que no LinkedIn você não vai conseguir muito destaque caso opte por esse padrão de foto para perfil, e claro, nada de fotos casuais ou com seu animal de estimação. Priorize fotos que tenham um bom enquadramento, e escolha um look mais formal e profissional para tal, assim você consegue passar uma ótima impressão para quem analise o seu perfil.

Algumas dicas extras para você dar esse primeiro passo são: priorize por fundos limpos, paredes sólidas e com um único tom, dessa forma sua foto ganha um perfil mais profissional, onde você será o foco. Dizem que não se deve julgar um livro pela capa, mas cá entre nós, quando você vai analisar o perfil profissional de alguém, a primeira coisa que repara é na forma com que essa pessoa se apresenta, certo?

2. Informações do perfil

Saiba que, ao criar um perfil no LinkedIn, você automaticamente precisa se compromissar em mantê-lo atualizado para poder mostrar o seu potencial como um profissional da área em frente aos seus concorrentes.

Comece com o foco no seu resumo do perfil, que normalmente é semelhante a uma carta de apresentação de um currículo profissional. Seja o mais sucinto possível, se apresente de forma objetiva e mostre quais os seus diferenciais como um profissional em sua área.

O restante do seu perfil no LinkedIn para advogados será separado em categorias que explorarão suas experiências de trabalho, experiências como voluntário e seus trabalhos em outros escritórios ou no seu próprio, basicamente se trata da sua jornada como profissional. 

Assim, para chamar atenção para o que realmente vale a pena. Imagine que um potencial cliente que esteja no LinkedIn buscando por perfis do meio jurídico, seja de forma intencional ou não, e essa pessoa encontra o seu perfil, assim, ao verificar sua trajetória como profissional, você pode se tornar o foco desse cliente e receber um prospect pela plataforma apenas pelo aperfeiçoamento do seu perfil.

3. Título profissional

Seu título profissional, independente da rede em que você esteja se posicionando, é a melhor forma de ser contatado, além de ser considerado como uma palavra-chave de busca caso o cliente esteja atrás de um perfil semelhante ao seu.

Agora considere que, você, advogado ou advogada formado(a) em direito, coloca como título profissional uma informação completamente divergente da sua área de atuação. É um tanto quanto pouco profissional, certo?

Para se destacar no meio jurídico dentro do LinkedIn, você precisa focar em compartilhar informações que levem o cliente para o seu perfil sem muito esforço para tal.

4. LinkedIn para advogados e o Código de Ética da OAB

Se você atua no meio digital, nas redes sociais ou pratica Marketing jurídico ou marketing digital para advogados, sabe que a OAB impôs seu Código de Ética, com a finalidade de impedir que os profissionais do direito realizem práticas inadequadas no meio digital.

Dessa forma, estão entre as regras da mesma a impossibilidade de exposição de valores de serviços, por exemplo. E, ainda que muitos profissionais enxerguem o Código de Ética da OAB como um impedimento de atuar em sua totalidade no meio digital, essa é uma forma necessária de manter a advocacia no meio digital de forma civilizada, impedindo que os usuários sejam abordados de forma explícita ou até mesmo mal intencionada.

Vale salientar que a atuação do advogado no meio digital precisa ser total e exclusivamente informativa, primando pela descrição e a sobriedade do profissional. O Marketing digital para advogados possuí regras limitadoras, que precisam ser respeitadas tanto online quanto off-line. Por isso, para que o seu perfil siga ativo e sem penalidades na plataforma, preze por respeitar tais éticas e agir de acordo com as mesmas.

5. Atualizações de perfil

Manter o seu perfil atualizado é tão necessário quanto utilizar palavras-chave que chamem a atenção dos usuários em suas descrições, título profissional ou até mesmo em sua trajetória profissional.

Assim, mantendo suas informações atualizadas em tempo real, você elimina as dúvidas dos usuários. Não adianta criar um perfil e esquecer da sua existência, esperando que o mesmo traga clientes para você de forma automática.

Você precisa nutrir o seu perfil para que, após determinado tempo investido, o mesmo consiga alcançar de forma orgânica o seu público-alvo desejado.

6. Conteúdos com relevância

A relevância de um conteúdo é essencial para o seu destaque no meio digital. Dessa forma, fazer mais do mesmo ou ficar copiando os seus concorrentes, não é a melhor estratégia de marketing para o seu crescimento na plataforma.

Você precisa pensar e elaborar conteúdos que sejam relevantes e condizentes com a plataforma, com o seu tipo de público e com o segmento em que você está atuando. Afinal, você não conseguirá alcançar mais clientes para o seu escritório se publicar conteúdos totalmente fora do seu campo de atuação.

A sua relevância para a plataforma é alcançada com informações que sejam de fato utilitárias, que contenham palavras-chave buscadas por um certo público, e que entregue uma informação útil e interessante.

7. Palavras-chave atraentes

Muitos dos perfis no LinkedIn encontram e conquistam relevância com o tempo, porém alguns outros bombam na plataforma justamente por saber utilizar palavras-chave atraentes e que tem uma força de busca interessante.

É o mesmo que um conteúdo para o Google, por exemplo. Você não vai conseguir ranquear no Google se utilizar palavras-chave pouco pesquisadas, a estratégia é utilizar palavras que os usuários estejam interessados e estejam atrás de informações, assim, com quanto mais buscas você tiver, mais relevante e mostrado o seu perfil será.

Conclusão

Existem muitas estratégias para investimento no meio digital, para diversas plataformas e diversos públicos, porém, não adianta investir cegamente em tudo o que os seus concorrentes investem, pois, para eles o resultado é positivo, mas para você pode ser negativo.

Você precisa entender o que uma plataforma ou ferramenta pode fazer por você, entender a sua relevância para a sua advocacia e o seu nicho de atuação, e claro, entender se o público que você está buscando está nesse tipo de plataforma.

O LinkedIn para advogados é uma estratégia muito importante para prospectar clientes em um nível mais maduro e aberto para diálogo, e claro, um público mais entendedor de diversos assuntos. Então, se for investir nessa plataforma, o que eu recomendo que você faça, pesquise e elabore estratégias eficientes e que tenham um potencial de sucesso mediano ou alto.

Mas não se esqueça, errar faz parte, e você não será cancelado ou punido por investir em uma palavra-chave errada, ou em informações fora do seu nicho de atuação, é errando que se aprende!

Espero que tenha gostado, até logo!

Sobre a autora

Letícia é mentora Comercial na Éos. Graduanda de Gestão Comercial, ingressou na área comercial da Éos buscando no mercado jurídico potenciais clientes para o desenvolvimento do seu negócio através da profissionalização da gestão.

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